Encontramos a fantástica fábrica de chocolate em York

Por Piña Blog & Neuton - julho 28, 2018 - Local: York, Reino Unido

Ao decidir viajar para York, começamos a pesquisar os lugares legais para ir e nos saltou aos olhos o York' Chocolate Story. Vimos que além de uma loja que vendia vários tipos de chocolates (e outros doces), o local também era um museu! Descubra conosco neste post um pouco do que aprendemos.

 Como já é nosso costume, encontramos a York's Chocolate Story no TripAdvisor. Não estava entre os mais bem cotados, mas como tínhamos tempo na cidade e chocolate é uma coisa que gostamos bastante, separamos um tempinho para conhecer.

Antes de continuar, já pedimos desculpas. O local não permitia fotos, então não será um post como normalmente fazemos, recheado de fotos nossas, mas mesmo assim vale a pena contar pra vocês um pouco mais desse local.
A York's Chocolate Story fica na King's Square, uma das principais praças da cidade, onde vários artistas de rua se apresentam (conseguimos ver alguns, são aqueles bem clássicos: mágicos, músicos, malabaristas) [fonte: site oficial]
O local é aberto à visitação, você pode ir apenas à cafeteria/confeitaria e à lojinha. Claro que não perdemos a oportunidade de provar mais um chocolate quente (e o de lá, segundo eles, é mundialmente famoso - gostamos bastante), sobre a lojinha comentaremos a seguir. Como o local também é um museu, optamos por fazer o tour e agendamos e pagamos pelo site.

Funcionamento: Diariamente, 10h às 16h
Preço: £12.50 (Adulto) e £10 (Criança)  

Mais do que um museu de fato, o Chocolate Story é uma experiência interativa. Um guia recebe o grupo e vai fazendo atividades que envolvem explicações desde a origem do chocolate (nos dão grãos de cacau torrados para experimentar) até os tempos modernos. O interessante é que são 3 andares e a cada um muda o foco (história, vídeos, mão na massa) mas em todos eles há degustação de chocolate!  

O vídeo institucional abaixo mostra um pouco de como é o tour. O foco é mais infantil, mas a família toda irá gostar desse passeio.



O que mais nos surpreendeu em termos de história, é que não sabíamos que a cidade de York é famosa por ser uma grande produtora de chocolate desde o século XIX. Na verdade, York é a casa do chocolate do Reino Unido. Várias famílias inventavam e produziam os doces, alguns famosos até hoje como o KitKat (do qual o Neuton gosta muito e foi uma surpresa do fã de estar na cidade natal de seu chocolate favorito) criado por uma das principais fábricas, a Rowntree's (comprada pela Nestlé em 1988)!


Depois de conhecer a história e entender como York conseguiu se destacar e crescer com base na fabricação de chocolates, no final do tour, eles deixam você aplicar seus conhecimentos e fazer um pirulito de chocolate. Você pode confeitá-lo e personalizá-lo (veja a gente com a mão na massa no pequeno vídeo abaixo).


Depois de brincar de confeiteiro, é hora de ver um chocolatier (confeiteiro especialista em trabalhar com chocolate) trabalhando, e mais legal ainda é poder provar os bombons rs [fonte: site oficial]
Durante o tour também é ensinada a forma correta de degustar um chocolate (olhar o brilho, partir, sentir o aroma e deixar derreter na boca) e deram uma boa dica para não derreter o chocolate fresco nos dedos enquanto come: colocá-lo na parte de cima da mão (que é mais fria)!
Após uma demonstração dessas é claro que o tour termina na loja. Tivemos que nos segurar para não exagerar na quantidade de chocolate (as malas já estavam bem estufadas a essa altura do campeonato) já que a oferta e variedade de chocolates e doces é enorme! Na foto abaixo tem o favorito da Mayara (que não é muito fã de KitKat e sim de chocolate branco. Esse tem até um toque de limão).



Vale muito a pena incluir a York's Chocolate Story em seu roteiro na cidade, nem que seja só para um chocolate quente! Mas caso possa fazer o tour é melhor ainda, pois é bem rápido, leva menos de 1 hora e o formato é bem moderno (inserções tecnológicas) o que torna o passeio leve!


Agradecemos sua visita! Qualquer dúvida deixa seu comentário!


Dica Bônus #1 Esta está mais para uma curiosidade bônus. A fábrica da Nestlé de York está ativa no local da antiga Rowntree's e é uma das maiores do mundo. Nela são produzidos mais de 6 milhões de KitKats por dia. Em York também fica o centro de pesquisa da Nestlé. Brincamos no título do post que encontramos a "fantástica fábrica de chocolate", e na pesquisa para este post descobrimos que lá foram produzidas mais de mil barras para o filme do Johnny Depp! Saiba mais aqui.

Nestle factory York - geograph.org.uk - 1705613.jpg
Antiga fábrica Rowntree's, agora Nestlé, Michael Jagger, CC BY-SA 2.0, [Fonte]

Dica Bônus #2 Caso você seja um aficionado ou estudioso do chocolate e queira se aprofundar nessa parte história de York. Neste link você encontra uma "trilha do chocolate" para conhecer todos os locais relacionados ao tema!



Viagem em maio de 2017

  • Compartilhe:

Veja também

0 comentários