(GUEST POST) Roteiro de viagem para o Peru!

Por Piña Blog & Neuton - setembro 07, 2020 - Local: Cusco, Peru


Para muitas pessoas, visitar o Peru é realizar o sonho de conhecer a cultura inca bem de perto. Essa foi a minha primeira viagem internacional e eu não poderia ter escolhido um destino mais incrível para isso.

Ainda que Machu Picchu seja a atração mais desejada pelos viajantes, o país coleciona outros pontos turísticos bem interessantes. Como fiquei em Cusco, vou falar mais sobre o que fazer por lá e ao redor da cidade.

O que você deve saber antes de ir

Se você quer economizar na sua viagem para o Peru, não feche os passeios enquanto estiver no Brasil, porque eles vão sair bem mais caros.

Quando chegar em Cusco, até mesmo no aeroporto, você vai encontrar diversos guias de turismo oferecendo os serviços da agência. Na Plaza de Armas, que é a principal praça do centro histórico, existem diversas empresas que fazem os passeios turísticos, então, assim que chegar na cidade, reserve o primeiro dia para decidir isso.

Outra dica é comprar o bilhete turístico. Existem as opções de comprar o bilhete integral ou os circuitos parciais e, assim, conhecer as principais atrações da cidade. Com o ingresso integral em mãos, você pode conhecer quase todos os sítios arqueológicos, exceto Maras e Machu Picchu.

Os bilhetes podem ser comprados na Sede COSITUC, na Avenida Sol, número 103, das 8h às 18h durante todos os dias.

Por último, pense bem em quanto tempo você quer fazer essa viagem. Já vi algumas pessoas ficando apenas três dias por lá, o que eu não recomendo, porque assim você vai conhecer o lugar de uma maneira bem superficial. Indico, pelo menos, 7 dias para aproveitar bem a viagem.

Passeios ao redor de Cusco

Em Cusco e arredores, os sítios arqueológicos são as atrações principais. Neles, você tem a chance de conhecer melhor como funcionava a engenharia inca e o modo como essa civilização vivia séculos atrás. Inclusive, recomendo que faça esses passeios antes de ir para Machu Picchu.

Moray e Maras

Moray
Com duração de metade de um dia, nesse passeio, você vai ver o modo como os incas plantavam alimentos e extraíam o sal. Em Moray, existem círculos perfeitos, com diferentes degraus, em que cada um era usado para plantar um alimento específico.

Maras
Já Maras, que é a segunda parada do dia, é um universo de sal. Os incas esperavam as poças de águas secarem e depois extraíam o sal. Essa técnica é utilizada até hoje na cidade.

City Tour

Assim como o anterior, esse passeio dura metade de um dia e passa pelos sítios arqueológicos mais próximos do centro de Cusco.

Tambomachay
Os lugares visitados são Sacsayhuaman, Qenqo, Tambomachay e Pukapukara. Parece até um jogo de palavras, né? Mas juro que fica mais fácil memorizar esses nomes quando você estiver por lá.
Eu achei esse passeio muito rápido e não deu tempo de conhecer os sítios com calma. Como os locais estão perto do centro, talvez uma boa opção seja conhecê-los por conta própria e não por agência, como eu fiz.

Vale Sagrado 

Sem dúvidas, o Vale Sagrado foi o passeio que mais gostei de fazer para conhecer os sítios arqueológicos. Então, se você tiver pouco tempo na cidade, priorize ele.

Ollaytambo
Com duração de um dia inteiro, ele inclui Ollantaytambo, Pisac e Chinchero. O primeiro era palco do militarismo, funcionando como uma fortaleza inca. Já o segundo é bem diversificado: existiam residências, cemitérios verticais, aquedutos e muito mais.

Pisac
Muitas vezes, as agências de turismo deixam Chinchero de fora, porque não dá tempo de visitá-lo. Atualmente, ele é um vilarejo.

Centro Histórico de Cusco

Centro histórico de Cusco
Recomendo que você reserve pelo menos um dia para conhecer o centro da cidade. Primeiro, você pode passar na Plaza de Armas, onde está a estátua do Pachacutec, que foi um imperador inca. Por lá também existem duas igrejas, a Catedral de Santo Domingo e a Iglesia de la Compañía de Jesus.

Em seguida, explore o Bairro San Blas, ideal para fazer compras nas lojinhas. É nesse local que está a Pedra de Doze  ngulos, símbolo do perfeccionismo inca. No alto do bairro existe a Igreja de San Blas, que oferece uma vista panorâmica da cidade.

Já se você quiser comprar lembrancinhas baratas, vá para o Mercado San Pedro. É possível encontrar desde objetos de decoração até joias nesse mercado.

Você também pode visitar Qorikancha, que foi um importante templo inca parcialmente destruído pelos espanhóis. O lugar mescla a arquitetura europeia e a inca.

Machu Picchu

Machu Picchu
O passeio que eu mais estava ansiosa para fazer era Machu Picchu, claro, mas conheci a chamada cidade perdida quase no final da minha viagem. Decidi fazer isso porque queria conhecer melhor a história inca antes de visitar o seu maior símbolo.

Machu Picchu foi descoberto em 1911 pelo historiador americano Hiram Bingham e, desde então, alguns mistérios rondam sobre a finalidade do lugar. Até hoje, ninguém sabe muito bem por que ele foi criado. 

Ir para Machu Picchu é uma grande aventura: peguei uma van até Ollantaytambo, depois um trem para Águas Calientes e, por último, um micro-ônibus para Machu Picchu. E já aviso: reserve uma boa grana, porque esse é o passeio mais caro da viagem para o Peru.


Nem preciso falar que é um dinheiro bem gasto, né? Eu já tinha altas expectativas e consegui me surpreender ao visitar Machu Picchu. Por lá, você vai se deparar com construções incas dos mais variados tipos, como terrenos agrícolas, residências, templos. É como se aqueles sítios arqueológicos de Cusco estivessem em um lugar só.


O passeio tem aproximadamente 3h, então dá pra explorar bem o lugar e o guia deixa as pessoas bem livres para isso.

Laguna Humantay

Não é só de cultura inca que vive o turismo no Peru. Um exemplo disso é a Laguna Humantay, um paraíso que fica no alto da montanha Salkantay, a 4.630 metros de altitude. Por ser bem cansativo, recomendo que você tenha o mínimo de disposição física para enfrentar o trekking.

Lago Humantay
O trajeto de Cusco até o pé da montanha dura cerca de 3h. Em seguida, é necessário fazer a caminhada na montanha íngreme. Algumas pessoas inclusive contratam cavalos para subir e não ter tanto esforço físico.

Demorei aproximadamente 1h30 pra chegar na lagoa e todo o empenho valeu a pena quando me deparei com águas verde-azuladas e montanhas com neve por trás delas. É uma cena realmente incrível. 

Como fui por agência, era possível ficar apenas 1h por ali e depois todo mundo deveria voltar. Se você for sozinho, pode passar o dia todo só observando a paisagem.

Recomendo que você faça esse passeio apenas quando já estiver acostumado com a altitude do Peru. No primeiro dia de viagem, eu passei mal por causa disso e nem consegui aproveitar direito o dia. Por isso, os viajantes tomam bastante chá de coca pra aliviar os sintomas. Aliás, existe até bala de coca, se você preferir. Outra opção é ficar mascando a folha mesmo.

Programar uma viagem para o Peru é descobrir outro universo bem diferente daquele em que você vive. É um verdadeiro mergulho em uma história e cultura. Por isso, é um destino que eu indico pra todo mundo!
Gostou deste roteiro? Se quiser ter mais dicas sobre viagens, me acompanhe nas redes sociais! Estou no Instagram, Facebook e Pinterest.

Cíntia Albuquerque



  • Compartilhe:

Veja também

0 comentários