maio 31, 2015

Roteiro 15 dias: Santiago, Viña del Mar, Valparaíso + Deserto do Atacama

Uma missão: Achar a pelúcia de Lhama (alerta de fofura no link)!
Olá amigos! Este post é para compartilhar com vocês a viagem que nós (Mayara e Neuton) fizemos para o Chile. A viagem foi no mês de maio, durante o outono, paisagens lindas, já frio, mas sem neve, então fizemos alguns passeios diferentes. Vem com a gente!

 Dia 1 (Sáb) - Bem vindos às Cordilheiras!

vista andes voo gol santiago
Fomos de Gol, conexão em SP, não houve atrasos, então no total foram 7h até chegar à Santiago. A cordilheira já nos recebe no vôo. Ganhamos uma dica de um brasileiro que mora lá pra pegarmos o ônibus da Tourbus que sai do aeroporto e deixa no metrô, já economizamos o do táxi :), o ônibus tem espaço para mala super tranquilo.
rua jose arrieta/vina del mar santiago
Ficamos hospedados no Bairro Providência (muito indicado para os turistas, pois é perto do centro, e bem servido de metrô, restaurantes, etc), nossa rua é de casarões restaurados e é um charme, é a Calle José Arrieta/Viña del Mar. O hostel é o Travesia B&B. Recomendadíssimo. Pra ficar uma semana, hotel é muito caro, e adorei o formato B&B, perdi o preconceito. O dono da casa se chamava Cristian, era super solicito, bem humorado, falava inglês e ainda riscava um português com a gente. É legal ficar assim porque você acaba ganhando dicas mais "inside" rs. E tem total privacidade. 
parque bustamante santiago
Como chegamos cedo, ainda deu tempo de visitar o Parque Bustamente, bem próximo do hostel. Já sentimos a diferença de ter estações definidas. O outono está aí. Também nos impressionou como estava cheio o parque, muitas crianças brincando, jovens dançando e lendo livros, famílias fazendo piquenique. Ainda teve esse cara de circo fazendo esse "trapézio na bike". Não encarei, era o dia 1 afinal kkk.
 
À noite fomos ao primeiro jantar, o famoso Restaurante Giratório, também tínhamos ouvido opniões dividas, mas quisemos ir. E o negócio gira mesmo, dá até para tontear. Mas a vista da cidade lá de cima é espetacular (foto 1)! E o restaurante é muito bem decorado, todo espelhado (foto 2), e a medida que gira muda um pouco a iluminação. A comida foi boa, nada muito fora de série, mas também não achamos caro. Já provamos o suco de framboesa, típico do Chile. Muito saboroso. 

 Dia 2 (Dom) - CCC (Chascona, Cristóban, Costanera)

la chascona museu casa pablo neruda
A primeira parada do dia foi na La Chascona, a casa-museu do Pablo Neruda. O passeio surpreendeu muito, ele era um gênio, objetos do mundo todo na casa decorada de maneira única. Ficamos fãs! Além disso o tour é muito bem organizado com um mapinha e um aparelho tipo telefone que você escuta o áudio-guia. Então dá pra ir e ver tudo com calma. Não pode ficar de fora!
funicular cerro san cristobal santiago
Depois disso, pegamos o funicular para subir o Cerro San Cristobal. É parecido com o trenzinho do corcovado. Bem legal.
   
Vista espetacular lá de cima (foto 1). Provamos o tradicional Mote com Huesillos (bebida doce e energética - foto 2). No topo do cerro está a estátua da Virgem Imaculada Conceição, diferentemente do Cristo, lá deve-se fazer silêncio, é um lugar de oração mesmo (foto 3). Energizados com o Mote, foi a hora da descida, decidimos não pegar o funicular na descida, então foi uma senhoooora caminhada (foto 4), mas o caminho foi gostoso, muita gente fitness kk, e ainda teve um jardim japonês no caminho pelo parque.
parque das esculturas e costanera center santiago
A descida do Cerro fica próxima ao Parque das Esculturas, tiramos muitas fotos legais lá. Ao fundo o Costanera, nosso próximo destino.
hard rock café santiago costanera center
Finalmente chegamos ao Costaneira Center para almoçar, só o que deu para fazer, tudo caro demais lá kkk. Também compramos o chip da Nextel para usar 3G. Voltando ao almoço, não sabíamos que lá tinha o Hard Rock Café Santiago. Comemos lá, o Neuton pediu esse drink aí e ganhou o copo de brinde ^^
À noite fomos jantar no Ocean Pacific's, restaurante com temática naval, em que você se sente em um submarino. Muito legal. Era domingo, então a parte de cima estava fechada, mas falaram para uma funcionária acender tudo lá em cima para que a gente pudesse tirar fotos! Muito simpático. Na foto 1 eu estou tomando meu suco favorito da viagem, suco de Chirimoya! Muito saboroso. P.S: Eu conhecia o nome da fruta pelo episódio do Chaves plantando Chirimóias. Pedi na hora! kk

 Dia 3 (Seg) - Cajón del Maipo, ecoturismo!

rodoviaria santiago
Super cara de sono, saímos cedinho para encarar metrô + rodô(📷) para ir até Cajón del Maipo. Mais economia. Nos sentimos super seguros no transporte público do Chile. Além de ser mais divertido do que andar de táxi para cima e para baixo!
Hora de começar as aventuras, chegamos na Cascada de Las Animas, que é uma reserva animal e que tem atividades de ecoturismo. Fizemos o rafting(📷) e a tirolesa antes do almoço. Nota 10!
santiago cajon del maipo cascada de las animas salmao
O restaurante de lá é divino! O salmão chileno(📷) é delicioso. Bem diferente do que comemos aqui no Brasil. Descobrimos na viagem que o Chile é um dos maiores produtores de salmão do mundo. 
santiago cajon del maipo cascada de las animas andes santiago cajon del maipo cascada de las animas andes santiago cajon del maipo cascada de las animas
Barriga cheia fomos passear mais um pouco, antes do Trekking final (📷). Na primeira foto acima, o Neuton está fazendo carinho em um cachorro lindo, e aqui tem uma curiosidade, no Chile não tem carrocinha, então tem muito cachorro solto nas ruas em todos os lugares. Alguns até com roupinha kkk

Depois do dia de aventura, estávamos cansados, então jantamos perto do Hostel, o restaurante é o Mixtura Andina de comida Peruana, acabamos comendo carne, que não é a especialidade, mas já estávamos um pouco enjoados de peixe e frutos do mar kkk.

 Dia 4 (Ter) - História e Comida Indiana

Na foto 1, o rapaz de vermelho é o guia Felipe, do Free Walking Tour, recomendamos demais. Esse tipo de tour acontece em várias cidades do mundo. Você vai a pé, andando, conhecendo os pontos históricos e o guia explica tudo de maneira bem rápida. Ao final você decide o quanto valeu. É uma maneira de fugir dos passeios corre-corre-sobe-desce no ônibus. Na foto 2, aparece uma coisa que achamos legal, para evoluir sem destruir a história, eles constroem prédios modernos dentro da fachada histórica, que fica como se fosse uma caixa de sapatos rs.
museu de arte pré colombino
À tarde, fomos almoçar no Mercado Central (esse é igual a todos os Mercadões rs) e visitamos o Museu de Arte Pré Colombino, muita coisa de cair o queixo. Os povos indígenas antigos eram realmente muito talentosos.
restaurante indiano majestic santiago
À noite, Jantar Indiano no Majestic. Ambiente muito bem decorado, comida também muito boa.

 Dia 5 (Qua) - Valparaíso + Viña del Mar

onibus a caminho de valparaíso chile
De novo nós no busão indo para Valpo! Bom demais. Ainda rende fotos boas kkk
placa evacuação tsunami valparaiso chile
Curiosa a placa, via de evacuação para o caso de tsunami. Gelo na espinha. Nessas horas amamos o Brasil.
ascensor valparaiso chile
Esse é um dos ascensores que estão funcionando na cidade, Valparaíso tem uma parte baixa e uma parte alta, em cima de vários morros (cerros). E o pessoal usa isso aí pra subir, não apenas os turistas. Você paga uns poucos pesos, não lembro exato, para subir.
 
As casas coloridas clássicas de Valparaíso, lindo (foto 1)! O bom e velho mapa físico ainda ajuda muito nas viagens kkk (foto 2). O mapa tinha todos os pontos legais de Valpo marcados. Facilita rs.
la sebastiana pablo neruda valparaiso chile
Andamos bastante viu! Mas finalmente chegamos na casa do Pablo Neruda de Valparaíso, La Sebastiana. O Neuton achou esse banheiro a minha cara kkk. A gente nem ia, mas fizemos questão depois de visitar a casa dele de Santiago, ficamos fã do Pablo Neruda, vale a pena demais visitar as casas dele, quero voltar ainda e ir à Isla Negra conhecer a casa que faltou.
la concepcion restaurante vista valparaiso
Almoço com vista privilegiada, e comida deliciosa! Este é o La Concepcion. Recomendamos.
À tarde pegamos o metrô e fomos para Viña del Mar, quer mais fácil? 😃 Em um dia, conhecemos duas cidades. Fizemos o tradicional passeio de charrete (📷). Conhecemos todos os principais pontos em uma tarde. Valeu muito.
por do sol praia vina del mar chile
"Até que chegou a aurora... e nos surpreendeu" :P Praia + Blusa de Frio kkk

 Dia 6 (Qui) - Vinho, Arte, Boemia e Salsa

vinicola uvas concha e toro chile vinicola uvas concha e toro chile vinho degustacao

Pela manhã fomos visitar a vinícola Concha y Toro. Tínhamos vistos alguns prós e contras. Mas acabamos gostando bastante, não somos especialistas em vinho então valeu conhecer as adegas, ver a plantação. O local é lindo, o tour é dinâmico e você degusta 3 vinhos, para mim que não bebo, provei quase nada e já caiu pesado kkk. O Neuton tomou o dele e o meu então deu pra ficar satisfeito rs. Almoçamos lá mesmo, e gostamos. Não pedimos vinho no almoço :P

À tarde fomos ao Museu de Arte Contemporânea e o de Belas Artes, que ficam no mesmo prédio. Muita coisa interessante. Vale a visita.

Depois fomos lanchar/jantar no Bairro Boêmio de Lastarria. Muito gostoso também. O Neuton provou a cerveja local Austral e comemos as famosas empanadas chilenas.

À noite. Era a vez da primeira balada. 💃Fomos ao Klub Mangosta fazer uma aula de Salsa e de Bachata. Muito divertido, pena que não temos fotos/vídeos kkkk

 Dia 7 (Sex) - Ciência, Pizza e Rock!

De manhã, fomos ao Museu da Memória dos Direitos Humanos, muito interessante, conta a história da ditadura Chilena. 

À tarde fomos para o Museu Interativo Mirador. Divertidíssimo! Viramos duas crianças. Lá explicam ciência na prática. Ainda teve uma sala que simula um terremoto. É angustiante, balança mesmo. Graças a Deus só vimos o simulado.

 

À noite, conhecemos a pizza Chilena no La Finestra, massa bem mais fina que aqui, muito suave, aprovamos. E foi a vez da balada de Rock do Neuton rs. Fomos a La Batuta, e vimos um show de uma cover da famosa Soda Stereo, que é uma das maiores bandas de rock Argentina, Neuton ficou fã! E deu pra perceber que os Chilenos gostam de rock... o lugar estava super lotado!

 Dia 8 (Sáb) - Lembrancinhas + Parque + MallSport

centro artesanal los dominicos santiago
Compramos as lembrancinhas, toucas e luvas no Centro Artesanal Los Dominicos. Muito simpático lá, coisas de qualidade e dá pra ir de metrô. Preço mediano. Duas sacolas kkk
 
Seguimos de táxi para o Parque Bicentenário, e almoçamos no restaurante que fica dentro do Parque,  o Mestizo. Adoramos a comida, o ambiente e também os drinks. O Neuton tomou o terremoto, e eu Piña Coladas (tcharam! não alcólica, receita no post inaugural do blog kkk)

parque bicentenario santiago  bears of the world parque bicentenario santiago  bears of the world
Demos sorte, a exposição dos United Buddy Bears estava lá, muito lindo! 

No fim de tarde fomos para o MallSport, como o nome diz é um shopping especializado em esporte, tem lojas para tudo que é esporte, principalmente esqui e escalada, mas com o dólar do jeito que tá não compramos foi nada kkk. Mas valeu a visita, é um pouco afastado, e não fica próximo de metrô. Era cheio de atividades radicais, achamos que íamos fazer alguma coisa, mas infelizmente quase tudo era infantil. Fomos de táxi, mas não conseguimos achar nenhum para voltar, então pegamos um busão para ir para o metrô. Foi legal, uma menininha chilena puxou conversa comigo querendo saber sobre o Brasil (Como é a festa lá? kkk). Demos o dia por encerrado aqui porque no outro dia iríamos cedinho para o Atacama.

Dia 9 (Dom) - Bem vindo à Lua!

vista avião calama deserto atacama
A vista do avião já muda bastante, parece que estamos chegando em Marte ou na Lua! Fomos de Lan. O vôo é bem rápido, doméstico mesmo, nada de teco teco como eu temia kkk 
  
Mas há sim modernidade, o aeroporto tem um design bem legal (foto 1) e eles usam energia eólica (foto 2) , faz sentido porque como venta nesse lugar! Cheguei no aeroporto e já vi que Santiago tava com o clima agradável kkk. Que friiiio! Quando você chega as empresas dos transfers já estão com plaquinhas para te levar para a cidade. O aeroporto fica na cidade de Calama (que é forte na mineração) mas o turismo é em San Pedro de Atacama (cidadezinha pequena, cheia de gringo kkk, foto 3) que fica à mais ou menos 2h de carro. Fechamos ida e volta por 34.000 pesos (170 reais) na empresa Pampa. Van nova, motorista dirige com cuidado e deixa na porta do hostel. Aprovado.

Ficamos no Hostel La Ruca, lá é bem arrumadinho (foto abaixo), mas bem simples, é o padrão de São Pedro, a menos que você tenha bastante dinheiro para ficar em um resort kkk. Mas tinha banheiro individual e com água quente (com sorte kkk) e a cama era confortável.

hostel La Ruca san pedro do atacama

Quanto aos passeios, nós fizemos com a Ayllu Expedições, e a La Ruca foi boa porque era exatamente do lado da agência, então foi tranquilo para sairmos para os passeios. A Ayllu também é hostel, mas a La Ruca estava mais em conta rs.

Quanto aos passeios com a Ayllu: tínhamos visto indicações dessa agência nos blogs brasileiros, que são o público alvo deles depois que a brasileira Flávia está na gerência rs. Eles não são os mais baratos, mas vale muito a pena!, pois há segurança, guias simpáticos, passeios mais completos, fogem da rota das "muvucas", e o plus, sempre tem um lanche ou almoço servido em uma mesa farta no meio das paisagens incríveis do deserto. Simplesmente 10🔝.  

Então estava tudo certo para começarmos os passeios, já tínhamos feito uma reserva inicial com a Flávia por email, assim não precisamos passar por esse outro estresse de chegar lá e decidir o quê fazer.

Primeiro passeio. Laguna Cejar. É uma lagoa composta de 80% sal. Por isso, nela você não afunda. Ela tem 20m de profundidade o0 então fiquei ali perto da borda. Vai que falha a matrix bem na minha vez? kkk Gelado? Sim. Mas tem que entrar!

laguna cejar atacama chile laguna cejar atacama chile

Já vestidos novamente, ainda curtimos mais da paisagem indo para a Laguna Tebinquiche (reflexos apaixonantes) e encerramos com um coquetel no deserto. :)

laguna tebinquiche atacama chile laguna tebinquiche atacama chile coquetel

 Dia 10 (Seg) - Geysers + Valle de la Luna/Muerte

geysers del tatio deserto do atacama
Só vou colocar uma foto dos Geysers porque as fotos não fazem justiça ao espetáculo da natureza. Pegamos -8ºC então foi "tranquilo" kkk. Mas olha o nível do empacotamento.

as tres marias deserto atacama chile

As "três marias" no Valle de la Luna.
gruta de sal deserto atacama chile
As grutas de sal.
pedra do coiote deserto do atacama chile
A famosa pedra do Coiote.
E fechamos o  dia no Valle de la Muerte.


Dia 11 (Ter) -
Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas + Tour Astronômico

madruagada fria deserto do atacama
Quando os passeios saíam de madrugada era assim que a gente ficava, com muito frio, eu achando que o Geyser ia me vacinar contra o frio! Gente o deserto é frio! Os desenhos me enganaram :P
 
piedras rojas deserto do atacama
Para variar mais visuais incríveis!
deserto do atacama
O dia vai avançando e vai esquentando um pouco, deu para tirar uma camada kkk. Mas se bater um vento já era rs.
tour astronomico space atacama
Essa é uma imagem ilustrativa do Tour Astronômico da agência SPACE (não tiramos fotos :/), encaixamos ele nessa noite, pois no outro dia não madrugaríamos kkk, foi uma experiência incrível, você vê a via Láctea a olho nu, o "Francês" que faz a apresentação é muito engraçado, indica o local das constelações com esse laser verde. Só indo para ver! E no final ainda tem bate papo com chocolate quente! Mágico!

P.S:  Missão cumprida nesse dia, comprei minha lhaminha de pelúcia o/. A feirinha de San Pedro é bem legal, muita coisa com preço bom, vale a pena guardar um dinheirinho para gastar lá. Também comprei uma meia de lã de alpaca, porque meus pés estavam congelando nos passeios.

Dia 12 (Qua) - Visita ao Salar del Tara

salar del tara el cacique atacama deserto
Essa área no caminho do Salar del Tara fica toda dentro de uma cratera de um super vulcão que tem quilômetros de diâmetro oO. Estou ali embaixo balançando meu lenço verde para o Neuton kkk  
salar del tara atacama deserto
Aqui é para ver a proporção da paisagem, o pontinho cinza é uma caminhonete de outros visitantes.
salar del tara deserto do atacama chile lhamas deserto do atacama chile
Nós e finalmente as Lhamas!

Dia 13 (Qui) - Ascenção Cerro Toco

vulcões licancabur cerro toco atacama
Essa foi a big aventura da viagem, na foto o primeiro vulcão mais imponente é o Licancabur, colado na margem esquerda direita oposta está o Cerro Toco, que foi o que subimos. Nessa época já estava com neve e gelo, o que dificultou o trajeto, levamos 2h50 para subir e 1h40 para descer. O que conta é a experiência de vida, mas eu acho que não repetiria kkk. Para completar, não escutamos o despertador no dia e esquecemos a câmera :/ mas aí no link da Wikipédia tem uma foto da panorâmica lá de cima.

Dia 14 (Sex) - Cactos + Termas

cactos gigantes trekking de guatin deserto do atacama trekking de guatin cachoeira deserto do atacama
 
Mais uma atividade muito bacana no deserto, agora sim cactos (os desenhos não mentiram totalmente afinal kkk), e gigantes (foto 1)! O trekking de Guatín é feito ao longo do rio, tem até uma cachoeirinha (foto 2), e não é tão facinho, tem umas partes de escalada e tivemos até que tirar a bota uma hora para atravessar o rio (gelaaaado). Para quem, como eu, não sabia, o cacto produz madeira, e bem bonita (foto 3). Onde está o Neuton? (foto 4).
termas de puritama atacama deserto
A despedida do Atacama não poderia ter sido melhor nas águas quentinhas (30 e poucos graus) e transparentes das termas de puritama. Não queríamos sair daí de dentro rs. Mas tínhamos que pegar o avião de volta para Santiago.
Antes de voltar para o Brasil ainda tínhamos que tirar as férias das férias kkk. Escolhemos um hotel mais legalzinho rs. O Best Western Premier Marina Los Condes.

  Dia 15 (Sáb) - Parque + Shopping + Piscina + Sushi

santiago parque arauco mall los condes
O último final de semana ficamos em Los Condes, bairro apelidado de "Sanhattan", devido aos prédios altos e modernos. Mas se na primeira semana tínhamos visitado muitos parques lindos, o Arauco é especial, é cheio de rosas, muito romântico :P Depois fomos fazer umas últimas comprinhas e almoçar no Parque Arauco Mall, excelente shopping, enorme e deu para ir à pé. Perfeito.
vista piscina hotel best western marina de los condes
Enfim descansamos na última tarde rs, curtimos muito a piscina do hotel, que tem esse plus de vista espetacular! Também tinha uma jacuzzi super quentinha, muito merecida depois do frio do deserto kkk. Hotel recomendadíssimo!
osaka restaurante japones chile
Nosso jantar de despedida da viagem/aniversário de namoro ia ser no Osaka, japonês muito recomendado de lá, mas infelizmente ele não abriu no sábado, então fomos no Naoki, gostamos muito de lá, sushis goumert muito gostosos e o Neuton tomou um saquê kkk 

 Dia 16 (Dom) - Até a próxima... 

Infelizmente o vôo saía cedo, então lá fomos nós acordar de madrugada de novo :( Contratamos o transfer da transvip por 21.000 pesos para nos levar ao aeroporto (no hotel estava 30k). A nostalgia já começou aí...

não guarde rancor, guarde dinheiro para viajar
É isso pessoal! Ficou meio longo o post, mas foi uma viagem incrível, não quis deixar nada de fora. Espero que tenham gostado. Amamos o primeiro destino internacional! 

 Dica bônus #1: Nossas fotos foram tiradas com a câmera Nikon DSLR D5300 (semi-profissional). Antes de viajar, fizemos um curso básico de fotografia, muito recomendado para quem tem interesse em comprar uma câmera boa e utilizá-la da melhor forma.

 Dica bônus #2: Com o dólar alto, resolvemos comprar aqui mesmo as roupas de frio. Então vimos que a melhor opção é a Dechatlon. Nós dois compramos a jaqueta incrível Quechua 3 em 1, que ajudou muito no Atacama, super recomendada. Agradecemos especialmente a nossa amiga Liliam Fernandes que foi pessoalmente comprar os itens para nós na loja de Goiânia :)

 Dica bônus #3: Também devido ao dólar alto, vimos que o que vale mais a pena mesmo é usar o cartão de crédito nos restaurantes/compras, tínhamos levado uns dólares e reais de emergência, lá só aceitam pesos chilenos mesmo em todo lugar, então recomendamos sacar com cartão os pesos para usar com táxi, comprar água etc. E é importante mesmo levar alguns poucos dólares ou reais de emergência (uns 300 serve) e não gastar! Para gente salvou a vida kkk.

 Dica bônus #4: Fechamos os dois hostels pelo booking (pagamento no check in) e o hotel pelo Decolar (pagamento adiantado). Não tivemos nenhum problema, todas as reservas estavam ok, mas nos hostels é sempre bom enviar um email confirmando, recebemos respostas rápidas de todos. E apesar de no Chile não precisar de passaporte, existe uma taxa extra de 19% de hospedagem para os residentes de lá, então o passaporte serve para comprovar que você é estrangeiro e não precisa pagar a taxa.

 Dica bônus #5: O esqueleto geral do nosso planejamento, inclusive a definição do destino, vieram das dicas do ótimo blog do Ricardo Freire. O Neuton ouvia a coluna dele na Band News com dicas. Com certeza utilizaremos para os próximos destinos! É bom demais viajar já sabendo o que quer ver. Assim não fica aquela sensação de perdi rs.




1 comentários:

Guilherme Marques disse...

Oii, Mayara! Tudo jóia?

Adorei o roteiro!
Ótimas fotos, descrições objetivas e sucintas...Muito bom!
Deu muita vontade de fazer essa viagem estendida pra curtir o atacama também.

Um abraço!