Fim de Semana em Porto Alegre, sim, dá para aproveitar!

Por Piña Blog & Neuton - abril 28, 2017 - Local: Porto Alegre, RS, Brasil

Missão: Padrinhos de Casamento em Porto Alegre!

Olá a todos! Quando fomos convidados para ser padrinhos de casamento pelo Rafael e pela Micheli, em Porto Alegre, topamos na hora. Mas infelizmente só daria para fazer um bate e volta, apenas um final de semana. Achamos que nem daria para fazer post, mas fizemos algumas coisas bem legais que vale a pena registrar!

 Dia 1 (Sáb): Jardim do DMAE, Parque Moinhos de Vento e Casamento.

Saímos de Brasília às 7h30 da manhã e embarcamos em um vôo da Latam (conseguimos milhas o/), e chegamos tranquilamente às 10h. Pegamos um Cabify (veja dica bônus #1, ao final do post)  e fizemos o check in no Hotel Laghetto Viverone em Moinhos. O motorista comentou que ao lado do Hotel ficava o Jardim do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Pensamos, ugh, deve ser um lugar fedido. Que engano, lugar lindíssimo. Destino favorito para grávidas tirarem suas fotos, tinham várias (na foto de abertura do post dá para ver uma rs).

 

Na foto 1, antiga Torre Hidráulica. Foto 2, túnel verde, ótimo spot para fotos! Adoramos conhecer esse lugar, tanto pela arquitetura quanto pela forma bem cuidada de todo o jardim.

O almoço foi com o até então noivo, Rafael. Fomos (deu para ir à pé) na Usina de Massas, lugar gostoso, comida boa. Comemos uma bisteca de boi com espaguete.
Depois do almoço, continuamos à pé, até o Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão. Outro lugar muito charmoso. Achamos curioso que os parques lá não são cercados, e também o chão é do tipo arenoso, diferente dos daqui de Brasília.


Achamos o remanescente Moinho!
Grata surpresa, um zoom nas tartaruguinhas (lato sensu, pela patinha pode ser que sejam cágados).
Era hora de me arrumar (afinal o objetivo da viagem foi o casamento rs), antes passamos em uma farmácia para comprar chiclete. Achamos engraçado que eles falam, deu 6 com 25, após um segundo pensando 31 reais por chicletes?! Percebemos que é a forma de dizer 6 reais e 25 centavos.

Escolhi um salão que desse para ir a pé do hotel, felizmente haviam muitas opções, e simpatizei pelo Mirage Intercoiffure. Gostei muito do resultado, o salão é super arrumado e organizado. Fiz a modelagem com babyliss e maquiagem. Acostumada com Brasília, já estava preparada para facada. Quando veio a conta, R$120,00. Barbaridade, muito barato!
A cerimônia foi muito linda, na Igreja Comunidade Evangélica Luterana Cristo. Desejamos tudo de melhor ao casal! E agradecemos ao convite para ser padrinhos Micheli e Rafael.

 
A festa também foi muito boa! Valeu demais (na foto 1, da esquerda para a direita, Lorena, Felipe, Neuton, Mayara, Sara, Cícero e Henrique). Nos divertimos muito e descobrimos que existe mousse salgada kk

 Dia 2 (Dom): Parque Farroupilha, CTG, Bus Tour.

Apesar da festa, acordamos a tempo para o café, que por sinal foi muito bom! Os pães estavam todos deliciosos. Depois, já tivemos que fazer o check out, mas como o voo só seria à noite, deixamos as malas guardadas no hotel.
Despedida na linda fachada do hotel. 
Partimos para o Parque da Farroupilha, que eles chamam de Parque da Redenção (repararam que tudo tem 2 nomes? kk). Como era domingo, estava lotado, pois é dia do Brique da Redenção (mais na dica bônus #4), uma feira ao ar livre muito bacana.
 
Nessa região vimos alguns lugares bem bonitos, como a Santíssimo Sacramento (Igreja Santa Teresinha, em estilo gótico, foto 1). O Colégio Militar (foto 2) e o Arco do Parque (foto 3). Infelizmente não deu para tirar muitas fotos pois notamos muitos pedintes por ali, preferimos não usar a câmera.

Curiosidade 1: estávamos vendo uma espécie de bucha sendo vendida por todo lado na feira, só depois que caiu a ficha, tratava-se de Marcela, uma erva para o chimarrão! (Curiosidade 1.5: um segundo depois a foto seria impublicável, aquela mão saiu da cintura, ugh)
Depois, partimos para o almoço, era hora de conhecer o churrasco gaúcho (spoiler: não surpreendeu rs) e um pouco da tradição folclórica. Fomos à Churrascaria Roda de Carreta, ao lado do Centro de Tradições Gaúchas 35.
Amigos de faculdade do Neuton reunidos, do lado esquerdo os casados, do lado direito os próximos kkk
O show de dança típica gaúcha foi muito bacana! Teve também aquele negócio de tirar cigarro da boca com a boleadora, dá uma tensãozinha.
Curiosidade 2: Nosso amigo Felipe, perguntou tem Guaraná Antártica? O garçom disse tem sim! E trouxe esse Fruki aí. Mas é gostoso rs.
Como só tínhamos essa tarde, nossos amigos indicaram o passeio de ônibus de turismo. São duas rotas, fizemos a do Centro Histórico (a outra vai pela Zona Sul da cidade, ver mais paisagens naturais - o Rafael ainda disse que existe um outro tour, o das cervejarias!). Quem tem tempo pode descer em qualquer parada e pegar o próximo ônibus durante todo o dia (passa de hora em hora).
O paseio custa 30 reais por pessoa (meia para estudantes, idosos e professores). 
Nunca havíamos feito esses passeios em ônibus de turismo, normalmente gostamos de andar e conhecer os lugares. Mas nesse  pouco tempo deu para ver que a capital gaúcha tem muita coisa bacana, rica em arquitetura e em monumentos. Veja um pouco nas fotos abaixo.

 

 

 

Passando pela rua mais bonita do mundo (segundo alguma votação rs). Errata: essa apenas intercepta a rua mais bonita do mundo.
Nem tudo são flores, esse é o protótipo do veículo leve sobre trilhos que ligaria a cidade ao aeroporto, não foi concluído.
 
Monumento das tetas cuias de chimarrão.
 
 
Estádio de 50% (?) dos gaúchos. Beira Rio.
Era dia de São Jorge, estava tendo uma carreata por toda a cidade.
Um dos cartões postais de Porto Alegre, vista da cidade às margens do Guaíba (que é lago, mas chamam de Rio, lembra que tudo tem 2 nomes? kk)
 
No começo, felizes e preocupados com o sol! Ué Porto Alegre não era para ser gelado?
 
Falamos cedo demais! O vento chegou com força (veja a dica bônus #3)!

Ao retornar para a Cidade Baixa (local da saída do ônibus), a área estava lotada com vários devotos, São Jorge é Ogum, muito importante para o Candomblé.

Curiosidade 3: Concluímos que o chimarrão deve ser viciante, pois é muita gente andando na rua com a cuia e a garrafa térmica. Imaginamos o trabalho. Seria o mesmo que andar na rua com uma chícara de café e a garrafa a postos para tomar kkk (mas googleei isso, e só achei a Britney).
No fim do dia ainda deu tempo de voltar à Praça do Dmae, e o Neuton fez um voo de Drone. Colocamos um trechinho no Instagram (abaixo). Nos siga também no YouTube para acompanhar os próximos vídeos.


Como o frio finalmente deu as caras, fomos em busca de um chocolate quente. Acabamos parando no Urban Farmcy. Lugar diferentão, logo de cara você vê uma hortinha orgânica (foto abaixo).

 
Na mesa, fomos surpreendidos com a oferta de um novo produto, um diluído de clorofila. Sabe as gramas da primeira foto? Então, mesmo gosto de mastigá-las. Mas diz que faz um bem danado rs.

A decoração também era um charme.
 
Pedimos o Raw Cacao Cookie, e o Hot Cacao Latte, crente que seria uma enfiada de pé na jaca. Que nada, super natural, nem senti gosto de açúcar (eba?). Mais uma vez surpresos com os preços, um lugar hipster assim em BSB seria o olho da cara rs.

Digamos que estava com um gosto bastaaante natural rs
Fim de viagem! Agora era correr pro aeroporto, com gosto de quero mais. Agradecimentos especiais a Lorena e Felipe pela divertidíssima companhia e pelas fotos que ajudaram a completar o post.

Mais uma vez, agradecemos a companhia nessa viagem!
 Dica bônus #1: Em Porto Alegre, utilizamos pela primeira vez o Cabify, concorrente do Uber, gostamos muito do serviço (tem até água personalizada, foto). No feriado estava com 50% de desconto em todas as corridas, pagamos 4 reais várias vezes. Recomendado.

 Dica bônus #2: O bairro Moinhos é a melhor área para se hospedar. O centro está um pouco tenso (como a maioria dos centros das capitais, infelizmente). Adoramos o bairro, tem muitas opções de restaurantes e bares.

 Dica bônus #3: Para uma viagem curta, esses passeios de ônibus caem como uma luva. Mas não faça como a gente e lembre-se do filtro solar E do casaco, esse é o Brasil rs.

 Dica bônus #4: Se gostar de feira ao ar livre, vale a pena visitar o Parque Farroupilha no domingo, quando ocorre o Brique da redenção. Ficamos pouco tempo, mas havia muito artesanato e apresentações por todo lado.

 Dica bônus #5:  Caso tenha mais tempo, não deixe de tirar um tempinho para escolher um parque e sentar na grama. 

  • Compartilhe:

Veja também

0 comentários