De Paris a Londres pelo túnel submarino (Trem da Eurostar) - FAQ

Por Piña Blog & Neuton - janeiro 01, 2018 - Local: Paris, França

Finalmente chegou o dia em que iríamos atravessar no Eurotúnel! Contamos tudo por aqui! Saiba mais como é essa viagem internacional de trem. Escrevemos um post em estilo FAQ, que esperamos que ajude e sanar suas dúvidas. Mas já adiantamos que é superconfortável e recomendadíssimo! 

O que é o túnel submarino?

O Eurotúnel (também conhecido como Channel Tunnel) é uma das grandes construções da engenharia. Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno (a primeira que conhecemos foi o Canal do Panamáveja a lista completa, em inglês). 

Entrance to the Chunnel
A parte externa do túnel. Créditos: Scott Barbour/Getty Images
O túnel liga pelo fundo do mar o sul da Inglaterra com o norte da França. Através dele várias cidades são ligadas a Londres, como Paris, Bruxelas, Lille, Lyon, Avignon e Marselle. O túnel tem pouco mais de 50km, dos quais 38km são subaquáticos. O ponto mais profundo tem 75 metros, equivalente a um prédio de mais de 20 andares (Fonte: Eurostar).

Como comprar?

Como gostamos de planejar com antecedência. Compramos as passagens online, pelo site oficial, 2 meses antes. Não tem segredo, basta colocar a data de ida (e volta, se for o caso), e efetuar a compra.

Quanto custa?

As tarifas padrão variam um pouco, é possível conseguir bons descontos saindo em horários e dias menos disputados. E, é claro, se deixar para última hora será mais caro. Cada passageiro tem direito a 2 malas e uma bagagem de mão.

Simulação de preços. Valores em Libras.  

E a imigração?

Antes de entrar no portão de saída é preciso passar pela imigração. Já na fila, eles deixam os formulários que devem ser preenchidos com os dados pessoais e aquelas perguntas padrão de entrada/saída de países. Uma agente inglesa nos fez algumas perguntas e depois de uma explicação gaguejada (rs) de nosso itinerário, seguimos em frente e embarcamos no trem. Ao chegar em Londres, desembarcamos sem passar novamente por imigração.

Olha que fofo o carimbo do trenzinho!

P.S: Para saber como foi nossa chegada à Europa (por Lisboa), leia o post.

Quanto tempo demora a viagem?

Para aproveitar o dia ainda em Londres, pegamos o primeiro trem. Chegamos às 6h da manhã na estação Paris Gare du Nord (estação internacional) para pegar o trem das 7h (o prazo de check-in é até 30min) e chegamos na estação Saint Pancras em Londres por volta das 9h30. A viagem dura em média 2h30. Excelente!

Percurso realizado pelo trem. Retirado de nosso Google Timeline.

Como é a viagem? 

Pela duração da viagem deu pra perceber que o trem vai rápido né? Não chega a ser um trem-bala, mas ele percorre o túnel há 160km/h e alcança uma velocidade máxima de 300km/h!

Além da rapidez achamos que vale a pena ir de trem pois evita-se o stress do aeroporto. A passagem não é barata mas vale o custo. E caso seu destino final não seja Londres, é possível comprar a integração na mesma reserva.

Outra vantagem é que o trem é supermoderno e confortável, muito mais do que a classe econômica dos aviões, também tem wi-fi e TV. Além do vagão-lanchonete, que é muito útil para aquele cafezinho quente e snacks (no vídeo abaixo estamos indo para este vagão, é uma andadinha boa rs).


Vou ver o fundo do oceano?

Parece uma pergunta boba, mas tem gente que tem medo de pegar esse trem! Justamente por ser submarino, dá uma certa apreensão, mas não há com o quê preocupar-se, o túnel é completamente fechado, pois foi escavado abaixo do nível da água. Na nossa foto de abertura do post, a água é apenas da chuva do dia rs. A própria companhia fez uma campanha super legal (vídeo abaixo), com um passageiro chegando com roupa de mergulho para pegar o trem.



Ficamos apaixonados com a primeira experiência de viajar de trem! Faremos o mesmo sempre que for possível! Principalmente se for uma viagem tão confortável quanto a da Eurostar. Ainda viajamos bastante de trem nessa viagem, continue nos acompanhando para mais dicas.

Agradecemos a visita! Até o próximo post. Qualquer dúvida deixe um comentário!


Dica Bônus #1 Se mesmo depois desse post você não está convencido a viajar de trem, existem outras formas de viajar de Paris a Londres. O site Rome2Rio (que já indicamos por aqui) faz um comparativo com os vôos e também com a opção de ir de carro pelo túnel (através de um shuttle transportador ferroviário). Mas, repare que nenhuma opção é tão rápida quanto o trem. 

rome2rio londres paris

Dica Bônus #2  Apesar da vantagem da comodidade, fique de olho no relógio! Os trens na Europa são pontualíssimos! Nós passamos um perrengue grande com outro trem, mas isso é assunto para outro post... 


Viagem em Maio de 2017

  • Compartilhe:

Veja também

0 comentários