Primeira impressão de Edimburgo: wow! (Free Walking Tour)

Por Piña Blog & Neuton - setembro 27, 2018 - Local: Edimburgo, Reino Unido

Em nosso primeiro dia em Edimburgo, já nos apaixonamos pela cidade. As pessoas são muito simpáticas e os monumentos são de cair o queixo!  Também fizemos nosso clássico free walking tour! Venha conhecer a cidade conosco!


 Chegada de Trem 

Continuando nossa trip de trem (seria uma railtrip?) pelo Reino Unido, chegamos em nosso destino mais ao norte: Edimburgo, a capital da Escócia!  


Já ressaltamos diversas vezes durante esses posts da viagem à Europa as maravilhas de viajar de trem. Esse trecho não foi diferente, as paisagens são lindas (vimos muuuitas ovelhinhas) e o conforto do trem é imbatível.

Bastidores: Prova de que o trem é imbatível foi nosso pequeno perrengue para conseguir pegar este para Edimburgo. O trem saía às 09h35, então acordamos tranquilos e tomamos o café bem descansados na pousada, como estava chuviscando, iríamos de Uber até a estação, que era bem próxima. Porém, ao fazer o chamado, não tinha nenhum motorista circulando na pequena York. Pedimos para a moça da pousada chamar um táxi. Sem sucesso. A cidade era pequena demais para Uber, mas não para ter engarrafamentos (afinal era segunda na hora do rush e chovia), o táxi não chegaria a tempo. Só nos restou pegar nossas malas e sair correndo na garoa até a estação. O trem sairia em 10 minutos, e segundo o maps eram 12 minutos até lá a pé. Pensamos em desistir, mas se forçássemos o ritmo seria possível e conhecíamos um atalho, pois andamos bastante pela cidade. Conseguimos chegar e o trem já estava parado na estação! Sabíamos que os britânico respeitam horários, mas ainda tínhamos que emitir o bilhete. Por sorte, o totem eletrônico era rapidíssimo, retiramos o ticket e corremos para dentro do trem, que fechou a porta e começou a andar antes mesmo que nos sentássemos! Se fosse avião nunca teríamos conseguido, pois tem todo o processo de esteira, raio x, etc... God bless the queen's trains!
Curiosidade: Em inglês o nome da cidade é Edinburgh. Depois de muito sermos incompreendidos falando "Edimburgui" nós fomos informados por um Uber (ainda em York) que a pronúncia correta é "Edinburu" o g nem aparece kkk. Para entender melhor tem um vídeo bacana aí embaixo, que fala que os locais dizem simplesmente "Em-bra"!


 Hospedagem: Twelve Picardy Hotel

Fachada do Twelve Picardy Place (foto: site oficial)
Coincidentemente a hospedagem mais barata de toda a viagem foi uma das melhores. Um hotel 4 estrelas, com quartos enormes e banheiro gigante com ducha excelente (também existem opções de quarto com banheira)!

A vista do nosso quarto! Dava para ver o Mar do Norte :)
Além de ótimas acomodações e recepção muito simpática, a localização também é excelente, passeamos a pé todos os dias (aliás, Edimburgo é o lugar para quem gosta de resolver tudo a pé!).

 Almoço: Taste of Italy

Depois da correria da manhã para pegar o trem e do check-in no hotel, corremos para comer, a fome já estava em grau avançado! Nós já comentamos por aqui que na dúvida, recorremos à comida italiana, pois além de saborosa dá energia. Nosso escolhido foi o Taste of Italy

 

Foi uma grata surpresa! Comida fresca, feita na hora, bem temperada, bom preço e rápido! Nossos pratos foram um Mac'n Cheese (o melhor macarrão com queijo que já comemos) e uma pizza de presunto de Parma deliciosa! 

O Taste of Italy funciona de 8 da manhã à meia-noite (ou seja, tem as refeições e também lanches).

 Último Free Walking Tour da Viagem!

Fizemos um free walking tour em todas as cidades do Reino Unido. Em Edimburgo não seria diferente. Foi mais um pela Sandmans (que parece que agora mudou o nome para New Europe). Pra quem ainda não conhece vai uma rápida explicação: não é obrigatório, mas normalmente a gente faz uma pré-reserva pelo site e vai para o ponto de encontro onde geralmente um jovem local estará com uma camisa do tour, ele explica que o tour é grátis, mas gorjetas são apreciadas rs, então você vai andando por pontos interessantes da cidade, ouvindo sobre sua história e fatos engraçados. Geralmente os tours duram por volta de 2 horas.
Ponto de encontro do Walking Tour de Edimburgo. Em frente ao Starbucks da Royal Mile (rua histórica do comércio). Foto: site oficial.
Curiosidade: O guia deste tour foi um show à parte, o Max, na foto oficial não parece,  mas ele é uma figura, tem uma voz fina de personagem de filme hehe. Ele comentou que em uma das avaliações do tour no TripAdvisor falaram que ele era uma das pessoas mais estranhas que já viram! Concordamos rs!

Monumento de Scott - Um dos destaques do skyline de Edimburgo, em seu estilo gótico vitoriano, em homenagem ao autor escocês Sir Walter Scott

The Balmoral Hotel.
Museum on the mound. A esquerda é possível ver uma das torres da Categral de Edimburgo, St Giles.

Prédios de vários andares já no século XV! Ficamos boquiabertos ao saber que Edimburgo foi uma cidade que teve que crescer na vertical! Antes mesmo de inventarem o esgoto! Nosso guia contou que se você estivesse na rua e ouvisse "gardyloo!" era sinal de que ia chover... 💩. Saiba mais curiosidades estranhas da cidade no Buzzfeed (em inglês) 
Depois fomos conhecer um dos cartões postais da cidade o Castelo de Edimburgo! Ele fica no topo da Castle Rock uma montanha formada por um antigo vulcão, é realmente impressionante! Nós visitamos outro dia e faremos o post com mais detalhes!



Já neste primeiro tour a pé, nos apaixonamos por Edimburgo!
A última parada foi no Greyfriars Kirkyard, o cemitério da cidade! Estranho um cemitério ser ponto turístico? Este virou, não só por ser bem bonito realmente, mas por ter sido lugar de inspiração para J.K Rowling. Ela pegou nomes de vários de seus personagens nestas lápides!  Na foto, temos o túmulo da família Riddell (para quem não sabe este é o sobrenome daquele-que-não-deve-ser-nomeado: Voldemort). 
Além do cemitério, passamos por alguns pontos relacionados à Harry Potter. Mas para quem é muito fã eles têm o tour completo só desse tema. Outros tours temáticos oferecidos pela empresa são:

  • Edinburgh Castle Tour - tour guiado pelo Castelo de Edimburgo.
  • Dark Side Tour - tour que mostra o lado assustador da história de Edimburgo, com as histórias e lugares mais macabros (e claro, é a noite!)
  • New Town Tour - Para quem não sabe, Edimburgo é dividida em 2 áreas: a Old Town (Cidade Antiga) e a New Town (Cidade Nova). Este tour é sobre a New Town, já em 1850, Edimburgo fez um concurso para construir uma cidade planejada (e a gente achando que Brasília foi inovação rs)! 
  • Edinburgh Pub Crawl - O tour dos pubs, autoexplicativo!


Nós preferimos os walking tours do que os ônibus de city tour "hop on hop off" por 2 motivos: andando na cidade a gente se localiza melhor e nesses ônibus os guias falam em um microfone horrível ou é uma gravação que abafa tudo não dá para entender quase nada!


  Jantar: Restaurante Steak

Tínhamos planejado de jantar na cidade, mas estávamos cansados e resolvemos experimentar o restaurante do próprio hotel, que simpatizamos quando nos apresentaram no check-in.

O interior do restaurante é bem decorado. Ambiente moderno.

Fotografando enquanto a comida não chega!
Provando a primeira cerveja escocesa! Essa foi a "March of the Penguins". Aprovada!

Entradinha: "Beef dripping skin on fries" - batata frita especial, que é primeiro cozida e depois frita na gordura (eita!). Boa viu! 
Não tiramos foto da notinha, não lembramos o que era esse prato, mas tem pão, então já ganha pontos!
O steak principal! Corte de Rib Eye,

Seleção de queijos e frutas secas.

Sorbet de Champagne com frutas vermelhas.
Recomendamos bastante o STEAK. A comida estava boa, boas opções de bebidas e drinks. E atendimento bacana. Veja mais avaliações no TripAdvisor.

"Abençoados são os curiosos, pois hão de viver aventuras" - Agradecemos sua visita! Dúvidas, é só comentar! 

Viagem em Maio de 2017


  • Compartilhe:

Veja também

1 comentários