Sul da Bahia: Conheça o Club Med Trancoso (Bônus: Arraial d'Ajuda e Porto Seguro)

Por Piña Blog & Neuton - outubro 01, 2017 - Local: Arraial D'Ajuda, Porto Seguro - BA, 45810-000, Brasil


Interrompemos a série de posts da Europa, pois passamos uma semana no sul da Bahia em agosto, nosso objetivo foi conhecer o Club Med Trancoso (onde será nosso casamento!) e fazer reuniões para organizar tudo! Mas mesmo assim achamos um tempinho pra registrar um pouco de lá pra vocês! No final do post tem uma surpresa :) 

 Dia 1 (Sáb): Sufoco, mas chegamos ao paraíso!

Destino: Aeroporto de Porto Seguro, tão pertinho de BSB. Mas nosso voo era com escala em São Paulo :/
Compramos as passagens pela LATAM, a ida seria com escala em Congonhas e a volta, voo direto de Porto Seguro para Brasília. Sim, é muito chato ir pra SP para ir para Porto Seguro, mas o valor estava compensando. Mas, alerta de spoiler, tivemos problemas com os voos da ida e da volta.

Problema da ida: Saímos cedinho de casa para pegar nosso voo para Congonhas, chegando ao aeroporto, recebemos notícias que a decolagem estava atrasada devido a problemas técnicos na aeronave. Um pouco mais de meia-hora depois, finalmente embarcamos. Perto da chegada, o comandante informa que devido à chuva, caso a pista de Congonhas estivesse ainda molhada, teríamos que ir pra Guarulhos, pois o peso do avião estava acima do permitido para o pouso (na hora lembramos daquele acidente em Congonhas em que o avião saiu da pista e atingiu um prédio). Ficamos preocupados com o horário, mas segurança em primeiro lugar. Acabamos desembarcando em Guarulhos, e surpreendentemente, uma equipe da Latam já nos esperava com os novos bilhetes comprados para o novo voo pra Porto Seguro, que seria dentro de 1h. Menos mal. 

Em Guarulhos, esperando o voo para Porto Seguro. Dessa vez minha mãe, Beth, foi conosco (ela já apareceu no post do Rio Quente)
Finalmente, às 14h, chegamos ao Aeroporto de Porto Seguro.  Nossa, ele é muito pequeno! Até hoje o menor aeroporto que conhecemos foi o de Cartagena (leia nosso roteiro), mas ele tinha um charme. O de Porto Seguro, só é largado mesmo, infelizmente. E, uma coisa engraçada, você desembarca do avião e vai andando mesmo na pista até entrar no aeroporto (no dia da volta tiramos fotos).

O tempo estava bacana, temperatura agradável 25º. Tanto que até encaramos ir andando até o galpão da Movida, pegar nosso carro alugado. Recomendamos, o preço é muito bom (na verdade não precisávamos ter ido andando, tem transporte, mas a moça da concorrência, não nos deu a informação. Fica a dica:  não peça informações a concorrentes rs).

Pegamos um HB20, manual, com ar-condicionado. Nos atendeu muito bem.
Agora era seguir rumo ao Resort, mas antes seria preciso atravessar a famosa balsa Porto Seguro - Arraial d'Ajuda. Ela fica a menos de 5km do aeroporto, super perto. E a travessia dura 10min. Custa 11 reais por carro (a volta é grátis). É possível também atravessar apenas como pedestre (R$ 3, volta também grátis). Funciona 24h, e sai a cada 30 minutos (na madrugada, de hora em hora).

 
Fila para entrada na balsa (fique atento a isso na hora da volta para o aeroporto, existem horários de pico!) e carro já estacionado dentro da balsa (naquela área coberta ficam cadeirinhas).
  
 
Vista do rio Bunharém (bastante tranquila a travessia, não balança) e vista de Arraial d'Ajuda da balsa.

Na verdade é um barco auxiliar acoplado na lateral que movimenta a balsa. 

No gif acima está o encaixe da rampa com a balsa. Pra quem vai ficar por Arraial d'Ajuda, essa é a chegada! Seguiríamos ainda para Trancoso, mais 40 min até o Club Med. Apenas um parêntese sobre a balsa: Já que distância é tão pequena, por que não fazer uma ponte? Perguntamos aos rapazes que lá trabalham, nos disseram que a prefeitura ganha uma taxa de cada passagem, então não é interessante para eles. Para nós turistas é até charmoso. Mas para quem trabalha ali precisando atravessar é uma dor de cabeça. 

Seguimos e atravessamos Arraial d'Ajuda, caminho tranquilo até que nos deparamos com uma estrada de terra. São alguns quilômetros nessa estrada que, infelizmente, não está boa. Então já esteja preparado, mas não é nada de assustar (foto abaixo). 
Estrada de terra, ela continua até a entrada do resort.
Enfim, chegamos a entrada do Club Med Trancoso, automaticamente transportados para outro país rs.
Nos impressionamos logo na entrada com o tamanho do complexo. Ao chegar na recepção já recebemos um paninho úmido para secar o suor (que no caso não existia pois fomos em agosto rs, mas no verão isso é a salvação da lavoura) e também água e balinhas. Mas não é só isso, um funcionário, lá chamados GO's (Gentis Organizadores), faz o nosso check-in no balcão enquanto ficamos confortavelmente sentados em um sofá. Falaremos mais sobre o estilo Club Med de receber.

O passaporte!

Paisagismo do Club Med. Tudo muito bem cuidado.
Depois ele nos leva para um tour nas principais áreas (bar e restaurante - os mais importantes rs) e nos acompanha até o quarto.
Vista dos nossos apartamentos. Perceba que apesar de ser um resort 5 estrelas, o estilo natural foi mantido. Com muita madeira e plantas. 
Ficamos hospedados em quartos deluxe (a diferença para o quarto club, um pouco mais barato, é que são mais próximos a sede e o frigobar é reposto com refrigerantes e água. Mas a distância não é grande, são só 300m a mais, e quase nem utilizamos o frigobar. Então pode escolher um club sem medo, pois a estrutura é igual). Veja os detalhes nas fotos a seguir.
Cama e sofá cama.
Armário embutido ao fundo.
Yes, they like piña!
   
Água e mensagens de boas vindas. Detalhes do banheiro: Roupões, pia (com kits de manicure), toalhas e detalhes do box com azulejos regionais.

 
Fim do book do quarto. Detalhes do espelho e das cortininhas (bem típicas).

Depois disso fomos conhecer um pouco as áreas de lazer (não sem antes passar pela lanchonete e comer um bolo e salgadinhos e experimentar uns drinks, como foi nossa primeira vez no sistema all inclusive, ainda ficamos meio receosos de pegar as coisas, logo passou rs). Veja as fotos a seguir.

Quadra de vôlei de praia.
Trapézio!

Casamento que estava acontecendo no dia.
O famoso mirante. Lugar preferido para as cerimônias de casamento. Vista para as belíssimas falésias e para o mar. Nesse dia até uma baleia apareceu no mar!

A vista com toda a exuberância da natureza da praia do Taípe, que é uma das mais lindas que já vimos. 
Detalhes das falésias.
Detalhe: Até as caixas de som foram camufladas! Batizamos como "aerolito de som". 

Piscina e bangalôs.
Pôr do sol na piscina.
Adoramos o fim de tarde no Club Med Trancoso! O lugar é lindo, a brisa do mar sempre é boa. Perfeito.
Depois disso voltamos ao quarto para um banho e trocar de roupa, pois iríamos conferir um pouco da festa do casamento. Esta festa foi organizada pela Xeque Mate Eventos, nosso cerimonial. A festa estava linda! Aconteceu no Restaurante Lua, que é um restaurante que oferece jantares especiais. É possível reservar uma mesa nele em dias normais.

Queríamos experimentar o jantar do resort, então saímos da festa e seguimos para o restaurante principal. O buffet é gigantesco, com muita variedade! Desde uma saladinha, até pizza, hambúrguer e temaki! O cardápio muda a cada dia! Bom apetite!

  

Ao sentar em nossa mesa, fomos surpreendidos por uma simpática GO, a Larissa. Ela perguntou se poderia jantar conosco. Estranhamos de início, isso nunca aconteceu em nenhum outro hotel. Mas foi tão bacana, a conversa foi ótima. E ainda nos contou detalhes que nos ajudariam no planejamento do casamento. Foi a partir daí que entendemos melhor o conceito do Club Med. Não é apenas aquela simpatia fria das grandes redes. Eles querem te dar uma experiência personalizada. Como o próprio site deles diz: “No Club Med a gentileza é uma profissão e mais do que um mero trabalho, é um estilo de vida e uma forma de vida”, explicava Gilbert Trigano, um dos membros fundadores.. Legal não? 

Após o jantar seguimos para o teatro para assistir à apresentação "História da Música". Todos os dias acontece um mini-show, e o mais legal é que é feito pelos GO's. Eles não têm vergonha de pagar mico, foi muito divertido!

Palco do teatro, nos surpreendemos com a qualidade do show, não vamos dar muitos detalhes para não estragar a surpresa. Mas não deixe de assistir a pelo menos uma apresentação! 
Depois disso, eles ainda abrem a boate onde ocorre uma balada, o tema da noite era "anos 80", a festa vai até às 2h da manhã. Nós estávamos cansados então não participamos, mas com certeza é muito animado.

 Dia 2 (Dom): Falésias e Quadrado

No dia seguinte acordamos cedinho, pois queríamos visitar a praia. Mas não sem antes curtir o café da manhã. Que também é recheadíssimo de opções. 
Não sei se você também acha, mas a melhor parte de ficar em hotel é o café da manhã!
Depois do café partimos para a praia, ainda era cedo então não utilizamos o ascensor. Fomos pela escada descendo até lá. O caminho é por dentro de uma parte bem preservada de mata. 

Neuton descendo pelas escadas que levam à praia.
No final tem uma ponte que é ótima para fotos.
Mas para o nosso azar, mal deu tempo de tirar algumas fotos e começou a chover (veja na foto que abre o post a chuvarada chegando). Tivemos que voltar, mas foi só subirmos que o tempo abriu novamente rs. Acontece. Resolvemos, então, fazer umas imagens de drone no mirante (que você confere no vídeo ao final do post).

As nuvens de chuva indo embora rs.
Depois disso fomos para uma reunião com a cerimonialista e algumas pessoas da equipe do Club Med (não parece, mas foi uma viagem de negócios kkk) que terminou já na hora do almoço. Hora de comer de novo! 

 
Não sei porquê, mas só tiramos foto da sobremesa kkk. Será que somos formigas?

Depois do almoço tem coisa melhor do que descansar em uma rede? Resort é isso, comer, descansar, repetir rs.
Mas pra quem está preocupado, lá tem uma academia completa! E, sim!, vimos alguém utilizando, pessoas que malham nas férias, elas existem.
Depois das reuniões da tarde, fomos visitar o famoso Quadrado de Trancoso. O nome não poderia ser mais explicativo, é realmente uma área quadrada em volta da igreja, que virou um "point" do turismo. Inclusive com vários restaurantes de luxo. Mas tudo no estilo rústico, é uma graça, não deixe de visitar.

Igreja de São João Batista, mais conhecida como Igreja do Quadrado.

Neuton fazendo imagens de drone.
No fundo da Igreja tem um mirante com uma bela vista para o mar. 

O pôr do sol no Quadrado é muito lindo. Vale a pena ir nesse horário.
A igrejinha é muito fotogênica, à noite, seus holofotes geram uma sombra que dá uma ótima foto.


A noite estava bem estrelada :)
Depois disso, voltamos ao Club Med e adivinhe: hora de comer novamente. Mas na verdade voltamos cedo, pois o jantar começa mais tarde lá, apenas 20h. Só que você não fica "descoberto". Enquanto isso, no bar eles servem um lanche com alguns frios para acompanhar drinks. E os GO's estão sempre fazendo algum entretenimento no palco do bar, juntamente com o Chef do Village (que é o gerente geral do Resort). Essa foi outra coisa que achamos bacana, o gerente não é um executivo que fica trancado no escritório, ele está ali o tempo todo conversando com hóspedes e participando de tudo. Mais um diferencial.

Bebidas disponíveis no bar.

 
Nossos pratos, carne e batata frita e um hambúrguer acompanhado de ameixas rs. 

  
Na sobremesa também a cada dia tem uma surpresinha, dessa vez eram esses bolinhos com doce de leite, uma graça.

Depois demos mais um pulo para conferir a apresentação da noite (dessa vez era uma espécie de show de talentos em que os hóspedes eram os jurados rs). Fim de noite, que seria nossa última no resort.

 Dia 3 (Seg): Despedida do Club Med e ida para Arraial D'ajuda

Segunda tentativa na praia, dessa vez o tempo não fechou. Conseguimos fazer as imagens que precisávamos e ainda tomar um banho de mar.

Na descida pra praia encontramos um macaquinho :). De vez em quando até bicho preguiça aparece por ali.
Mais uma na ponte a caminho da praia.
A caminho do mar.
Panorama da Praia! Clique para aumentar.
Despedida do Club Med Trancoso! Recomendamos demais!!
Era hora do check-out, que acontece 12h. Como o almoço é só as 13h, tomamos um segundo café da manhã (kkk), no estilo brunch (fica a dica!). Seguimos para os compromissos de nosso casamento, que duraram a tarde toda em Arraial d'ajuda.

Nos hospedamos em Arraial na Pousada Canto d'Alvorada. Ela é "pé na areia", tem acesso direto ao mar. Muitos casais a escolhem também para casar. Fomos muito bem recebidos. Os quartos são simples, mas o preço é bom e o café é incluído (com direito a tapioca feita na hora).

À noite saímos para conhecer a cidade, amamos! Nos sentimos muito seguros, o centrinho é uma graça. Fizemos umas comprinhas nas lojinhas.

Montaram um palco bem na frente da Igreja Nossa Senhora d'Ajuda. Não deu pra pegar imagens legais dela :(
Em seguida, fomos comer no restaurante Alecrim Dourado. Ele estava em primeiro lugar no Trip Advisor. Comemos uma carne de sol com mandioca. Não estava excelente. Mas o lugar é agradável, tinha música ao vivo na área.

Nosso prato.

 Dia 4 (Ter): Dia de chuva!

Dia livre, sem reuniões, íamos aproveitar a cidade e tentar conhecer uma praia nova. Plano perfeito! Só não contávamos com a chuva. Foi só o tempo do Neuton montar o tripé para o pé d'água começar. E durou o dia TODO. Paciência.

Só nos restou então almoçar mais cedo, escolhemos o Manguti. Comida caseira muito bem servida. Recomendamos.

Entrada do Manguti.
 
Nossos pratos: Nhoque com filé ao molho madeira e filé à parmegiana. Além disso tinham vários acompanhamentos (a senhora que nos atendeu ainda nos deu um feijão de cortesia ^^)

A chuva não parou, então resolvemos voltar para a pousada e fazer a digestão rs. Mais tarde saímos para conhecer o famoso Café da Santa. Uma casa de doces com muitas delícias.

Irish Coffee (café + rum + açúcar + chantili). O Neuton achou muito forte.

  
Croissant e Torta folheada de doce de leite e marshmallows (explosão de açucar!)

A decoração também é uma graça :)
Realmente não demos sorte esse dia, a chuva não deu trégua, voltamos para a pousada. E como mais tarde a fome bateu novamente, pedimos um lanche para entregar no quarto.

 Dia 5 (Qua): Ida a Porto Seguro

Acordamos para o café e vimos que o tempo tinha melhorado. Então corremos para praia em frente a pousada e fizemos mais algumas imagens para nosso Save the Date. A praia é boa. Mas devido à chuva havia muito sargaço. Como Murphy é cruel, o sol brilhou durante toda a manhã, só porque tínhamos mais reuniões no escritório. 

Para o almoço, nós fomos ao Restaurante Rabanete. É um restaurante self-service e também casa de doces. Recomendamos muito. Tem muita variedade tanto de comida quanto de sobremesa.

Comida fresca e saborosa!
Após o almoço atravessamos a balsa, agora como pedestres, e seguimos para Porto Seguro. Fomos a um salão de beleza, para fazer uns testes para o casamento. Depois o Neuton nos encontrou e seguimos para a encosta, minha mãe queria provar o famoso Acarajé da Jaque. Mas foi aí que o tempo virou novamente, começou a formar-se praticamente um tufão. Ia cair um toró daqueles! Acabamos não tirando nenhuma foto da Passarela do Descobrimento (mais conhecida como passarela do álcool), local onde vendem alguns artesanatos para lembrancinhas e, é claro, barracas de bebidas. Por causa da chuva a tal Jaque não apareceu com o acarajé. Então corremos para a balsa.

Infelizmente, não ficamos com boa impressão dessa área de Porto Seguro, muita sujeira e não nos sentimos seguros (trocadilho não intencional). E, sim, acabamos nos molhando bastante, atravessando a balsa de volta para Arraial embaixo de uma chuva que vinha pela lateral!

Fomos buscar conforto na Paolo Pizza. Gostamos do local e a pizza estava boa, recomendamos.
Voltamos para a pousada e arrumamos as malas, iríamos embora no dia seguinte.

 Dia 6 (Qui): Último dia?

Mais um dia nublado, mas sem chuva. Fizemos uma última visita ao centro de Arraial D'ajuda, tiramos mais algumas fotos. 

 
Detalhes da Igreja.

A colorida Arraial D'ajuda.
Atrás da igreja tem uma vista maravilhosa, e fizeram essa cerca cheia de fitinhas do Senhor do Bonfim. Amarramos a nossa :)
Despedia de Arraial d'Ajuda, adoramos! Recomendamos muito a visita e hospedagem por ali. São diversas opções de pousadas e hotéis. 

  
Hora de ir embora. Mas não sem antes dar mais uma parada para levar umas guloseimas do Café da Santa para viagem.

Depois de mais algumas reuniões, almoçamos novamente no Rabanete, com nossa cerimonialista Cris (detalhe para o prato de sobremesa! kkk).

De volta para a balsa.
Devolvemos o carro na Movida, e um funcionário nos deixou no aeroporto. Chegamos tranquilamente, e entramos na sala de embarque para esperar nosso voo. Mas, infelizmente, a LATAM cancelou sem maiores explicações. O engraçado é que a desculpa foi "problemas técnicos na aeronave", mas o piloto decolou e foi embora. 

Panorama da confusão.
 
Depois de enfrentar uma espera de mais de 4h. Finalmente chegamos ao balcão de atendimento e recebemos os bilhetes para o voo do dia seguinte no mesmo horário, e a notícia de que seguiríamos para o Transoceânico Praia Hotel. 

Chegamos ao hotel e recebemos um jantar bem simples, mas pelo menos tinha conforto.

 Dia 7 (Sex): Passeio na avenida Beira Mar (ou O dia que não era para ter existido...)

Aproveitamos a manhã na Praia de Taperapuã, em frente ao hotel. Mais um dia nublado, não entramos no mar.
Registro antes de ir embora. Essa área mais turística de Porto Seguro, na avenida Beira Mar, é cheia de hotéis e tem uma faixa de praia enorme, onde ficam várias barracas bacanas, inclusive a famosa Axé Moi.
   


Voltamos para o aeroporto e dessa vez deu certo. Como dissemos no começo, esse aeroporto é tão pequeno que temos que ir andando pela pista até o avião (fotos acima). Embarcamos sem atrasos! Fim de viagem.

Já estamos com vontade de voltar, e você já foi à Bahia? Ficou com vontade? Comenta pra gente ;)


Dica Bônus #1 Como deu pra perceber, agosto não é um mês muito bom para pegar praia na região de Porto Seguro. Nossa viagem foi a "trabalho", caso queira curtir praia, prefira o verão. É interessante o praiômetro do Viaje na Viagem, ele detalha onde dá praia o ano todo.

Dica Bônus #2 O aluguel de carro lá é muito barato, achamos que vale a pena, pois assim você pode conhecer as três regiões (Porto Seguro, Trancoso e Arraial d'Ajuda) com mais tranquilidade. Mas existem vans que fazem o transporte de turistas.

Dica Bônus #3 Caso você não vá para ficar no Club Med Trancoso, nossa sugestão é que se hospede em Arraial D'ajuda. Assim fica mais fácil sair para almoçar e jantar.

Dica Bônus #4 Compras: Ao contrário do esperado, as lojas com as coisas mais baratas são as que ficam perto da igreja de Arraial d'Ajuda. Compramos alguns artesanatos, e também nossas roupas para gravar o vídeo...

Dica Bônus #5 ...que era a surpresa que falamos na chamada do post! Assista nosso Save the Date, recheado de imagens de Drone, e veja um pouco mais das belezas da região!


Save The Date - Mayara & Neuton - Trancoso - 3/3/2018 from Piña Blog on Vimeo.

Obs: Este post não foi patrocinado pelo Club Med, trata-se de nossa experiência e avaliações pessoais.

  • Compartilhe:

Veja também

0 comentários